sexta-feira, 3 de maio de 2019

Análise CD "Festa" da Eliana



Imagem relacionada

NOME: Festa da Eliana 
ANO: 2003
VENDAS: 100.000 (CD) / 10.000 (DVD) 
CERTIFICAÇÃO: Disco de Ouro 📀
SINGLES: Meu Cachorrinho Chiuaua, Curumim, Festa do Amor, Festa de São João, Parabéns
FORMATO: CD, DVD e VHS 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Chega o ano de 2003, um ano difícil pra Eliana pois nesse ano,depois da baixa audiência que Eliana vinha dando com o "Eliana & Alegria" na Record, a emissora decide criar um novo programa , portanto em outubro de 2003 quando esse CD foi lançado, Eliana já apresentava seu terceiro programa na Rede Record, o Eliana na Fábrica Maluca mas o programa não surte efeito na audiência e passou por muitas modificações tanto em horário, quanto no formato do programa. Eliana lança o álbum "Festa da Eliana" que é o décimo primeiro álbum da cantora infantil, lançado em agosto de 2003 pela gravadora BMG. O álbum foi produzido pelo antigo parceiro de produção da cantora, Guto Graça Mello e também recebeu certificado de disco de ouro pelas vendas de 100 mil cópias disco este que foi entregue pela dupla Zezé Di Camargo & Luciano numa gravação do Fábrica em dezembro de 2003, o disco foi um sucesso, sendo talvez o disco de Eliana que mais tocou nas festinhas infantis, nas lojas de brinquedos e nos programas infantis de rádio, principalmente as músicas que entraram no DVD, enquanto que os CDs anteriores de Eliana, emplacavam apenas um hit no máximo, muitos fãs inventam mentiras sobre as vendas desse álbum, mas a grande verdade é que ele vendeu 100 mil cópias e nada mais que isso, o CD  tinha condições de vender muito mais porém a gravadora fez apenas uma única tiragem desse CD com 100.000 cópias apenas e não há nenhum registro que Eliana tenha recebido mais que um disco de ouro por este CD. 
Definitivamente "Festa da Eliana" foi o álbum de maior sucesso da cantora, digo isso pois ele é o único CD dela que ainda toca aqui na minha cidade, por exemplo: No último domingo dia 28/04/2019 fui á uma peça infantil aqui na minha cidade e no teatro, antes de começar a peça tocaram duas músicas do CD: Chiuaua e Parabéns. Sempre na semana da criança na rádio daqui as músicas que mais tocam é do Eliana Festa, e foi o único CD dela que vi tocar na rádio quando eu era pequeno, o DVD até hoje é vendido por aqui. 
Nenhuma descrição de foto disponível.Apesar do nome clichê que já foi utilizado até por Ivete Sangalo e Kelly Key, é muito legal a proposta do CD, já que os outros não tinham tema específico, esse CD é totalmente feito para tocar nas festinhas não tem nenhuma música lenta, a intenção da Eliana com esse CD, segundo entrevista á Hebe, foi fazer um disco aonde cada música simbolizasse uma festa, então tem Festa de Dia da Mentira, Festa de Anos 60, Festa Índio, Festa do São João, Festa da Comida e etc...O engraçado é que a Xuxa meio que copiou essa ideia e fez algo parecido em 2005. Mas este foi o segundo CD com vendas mais baixas de Eliana (perdendo apenas para o de 2004 que vendeu apenas 50 mil), e isso se dá ao fato da distribuição fraca da gravadora, as 100 mil cópias não foram distribuídas para todos estados brasileiros, portanto alguns fãs nem chegaram á ter o tal CD, ou tiveram que compra-lo de fora (o que saia mais caro e muitos acabavam desistindo) por essa razão esse CD se tornou um item raro de ser encontrado, pois quem tem não se desfaz, hoje em dia no mercado livre por exemplo, o CD dificilmente é encontrado por menos de 150 reais (e isso ainda está em conta). 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoAlguns fãs na época reclamaram do preço do disco alegando que foi muito caro inclusive quando Eliana esteve no bate-papo da UOL um fã perguntou porquê o CD estava tão caro, ela falou que só assim conseguiria vender um produto de qualidade. Em compensação o DVD foi muito bem distribuído para todos estados brasileiros, mas devido a divulgação fraca (que se concentrou apenas no CD) o DVD se tornou realmente conhecido só com o passar dos anos. Este foi o último projeto de Eliana dedicado totalmente ás crianças, pois no ano seguinte, ela começa a cantar também para os adolescentes além dos baixinhos. O CD é bem previsível e igual aos outros CDs de Eliana: cheio de regravações, músicas infantis, domínio público, pout pourris, Remixes e etc... 

ANÁLISE DE FAIXAS: 


1🎈MEU CACHORRINHO (Chiuaua)


Música infantil, primeiro single do CD, foi uma das músicas de maior sucesso do disco, tocou bastante, fala sobre uma criança que ganhou um cachorrinho de aniversário que se torna a sensação momento. O Clipe é feito na praia. Essa foi a música melhor trabalhada do CD, sempre que Eliana se apresentava em algum programa era com essa música. A música virou febre nas rádrios de todo país e a coreografia virou mania nacional.



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉



2🎈QUANDO A MÚSICA PARAR


Essa música também foi muito popular, remete á duas brincadeiras infantis: Adoleta e Dança das Cadeiras, essa é realmente uma música pra tocar nas festinhas de aniversário, naquelas brincadeiras que são feitas, o ritmo é bem contagiante e animado. O clipe é feito em Croma Key (um recurso de utilizar cenários virtuais feitos pelo computador) e nele Eliana canta enquanto as meninas participam de uma competição de Adoleta, chama atenção no clipe um treinador com cara de bravo, apito e olho roxo que supervisiona a competição das meninas.  





🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






3🎈A DANÇA DO BAMBOLELÊ

Resultado de imagem para eliana bambolele

Depois da agitação da música anterior, vem uma música que começa mais "lenta"mais ainda no tom alegre, a música vai se agitando cada vez mais principalmente quando chega no refrão, esse é outro clipe feito na praia a letra fala sobre o Bambolê brincadeira popular entre as meninas, que sempre foi moda, a música continua no tom de brincadeiras da faixa anterior, porém a canção comete um erro ortográfico gravíssimo, pois o nome do brinquedo é bambolê e não "bambolelê", o nome foi alterado sem a mínima necessidade. E sabemos que num CD infantil pronunciar as palavras de forma errônea é uma falta grave 



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






4🎈CURUMIM EI EI

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Regravação de Mara Maravilha, sendo a primeira regravação desse CD, Eliana contou que na hora de gravar a música foi tudo OK, mas na hora de fazer o clipe um problema aconteceu: Ela não era morena para fazer o papel de índia. Na versão de Mara a música se chama "Curumim Iê Iê", para o CD de Eliana foi creditada como "Ei Ei", não se sabe se foi por erro, ou se foi proposital e qual o motivo disso. Essa é a faixa em que se percebe que a voz da Eliana está mais "Diferente" não tão puxada pra "voz de menininha" que ela costuma ter na maioria das faixas.



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






5🎈FESTA DO AMOR


Regravação de Patrícia Marx, que foi lançada em 1987 e foi um verdadeiro sucesso, entrando pra trilha da novela "Bambolê" no mesmo ano, essa música é levemente romântica e levemente infantil, sendo a única música um pouco mais "séria" do disco. Fez relativo sucesso e todas as meninas da época cantavam muito. O videoclipe é muito parecido com o de 'Rock das Lanchonetes" que Jacky lançou em 1998 inclusive a lanchonete na qual foi gravado esse clipe parece ser a mesma. 



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉




6🎈FESTA DE SÃO JOÃO



a) O Balão Vai Subindo

Música de domínio público, muito comum de ser tocada na época de São João. Essa faixa ao invés de focar mais em canções de domínio público, deveria ter pegado mais clássicos juninos, ou até mesmo fazer um pot pourri com mais músicas como "Olha Pro Céu" e outras.

b) Pula a Fogueira

Mais uma do Cancioneiro Popular. Presente sempre nas festas juninas. Neste clipe Eliana é cantora de festa junina e canta no palanque, enquanto o menino Twister está na barraca dos beijos e acaba se apaixonando por uma garota, a mesma loirinha que fez o papel de cupido na VHS anterior. 
c) Isso Aqui Tá Bom Demais
Regravação do saudoso cantor dominguinhos e composição de Nando Cordel em parceria com o cantor. Clássico junino de grande popularidade. 


🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






7🎈PARABÉNS
Resultado de imagem para eliana parabéns


Eliana já havia lançado uma música de parabéns muitos anos antes, em 1996, em um dos Pout Pourris de seu disco, aqui trata-se de uma única música, bem clichê, mas sua presença foi inevitável neste disco, pois em um CD que fale sobre festas, qualquer apresentadora infantil de sucesso, tem que ter uma música de parabéns. O refrão é inesquecível e todo fã que é fã sabe cantar essa música. A voz da Eliana está forçadamente infantil nessa música mas é uma boa faixa. Essa música sempre foi sucesso nas rádios principalmente quando os radialistas mandavam parabéns aos aniversariantes do dia.





🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉





8🎈CERTO OU ERRADO

Mais uma regravação de Patricia Marx, essa música tem um ritmo dance, pop, eletrônico, agitado e super contagiante é uma das músicas dance mais agitadas da loura, acredito que essa era que deveria ser a música de trabalho desse CD ao invés de Chiuaua, a música Chiuaua é boa mas "Certo Ou Errado" é a melhor música do álbum. Presente em praticamente todo programa"Fábrica Maluca de 2003"era figurinha carimbada e tinha uma coreografia com direito a jogadas de cabelo da loura! A música ganhou uma roupagem bem agitada (lembrando um remix) e mais jovem, não tão puxada pro lado infantil, como a versão original, cantada pela Paty. A introdução dessa música se tornou tema de abertura do "Programa Eliana" de 2004. 





🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉



9🎈MESTRE COCO 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

Música inédita, criada para ser tema do personagem homônimo, criado pela Mariana Caltabiano especialmente para o programa Fábrica Maluca, Mestre coco era um gato de cor laranja, de sotaque nordestino, que ensinava receitinhas no programa de Eliana, tinha mania de misturar comidas "nada á ver", a música é praticamente inteira cantada pelo personagem e Eliana vai cantando as comidas que o personagem ama misturar. 



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






10🎈NA CASCA DO OVO 

Essa música representa a "Festa do Dia da Mentira". Gravada originalmente pelo grupo Trem da Alegria, Xuxa e Silvinho em 1986, inclusive, eles cantaram essa música na estréia do Xou da Xuxa, infelizmente essa música não ganhou um videoclipe, mas tem um ritmo bem bacaninha e dance.



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






11🎈ALFABETO

Se Xuxa gravou "Abecedário da Xuxa" e Mara gravou "ABC", Eliana quis ter sua "fatia do bolo" e gravou a música alfabeto, a música ajuda aos pequenininhos á decorar todas as letras do alfabeto Brasileiro e aonde usar cada cada letra, que palavra começa com cada letra, a música se torna cansativa com tempo, e um pouco enjoativa é também a faixa menos agitada do disco.



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






12🎈POP POP POP REMIX

A imagem pode conter: 1 pessoa, criança e close-up

Essa música tem a cara de qualquer festa infantil, feita pra dançar, é uma versão de uma música que entrou para o CD de Eliana em 1994, assim como a gravadora remixou "Os Dedinhos" optaram por também remixar "Pop Pop".O que faltava na versão original, foi completada com este remix, que ficou com a base bem semelhante a da música "Certo Ou Errado", o remix foi feito por Marco Zappalá. Na verdade a gravadora tinha feito um outro remix além desse, muito mais bonito que chegou á tocar nas aberturas de alguns programas da Eliana de 2003 e 2004, no entanto não se sabe porquê aquela versão tão bela foi descartada e optaram por essa 



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






13🎈FELICIDADE 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Um rockzinho meio americano e super agitado, dá o toque de qualquer festa infantil apesar do rock ser meio suave e sem graça, é uma música bem animada e, contagiante, e deixa feliz qualquer um que a ouve. Composição de Marcelo Guimarães, Dalmo Medeiros, Ângela Rodrigues e Cláudia Fonseca 



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉






14🎈FÁBRICA MALUCA 

Essa música era tema de abertura do programa homônimo, tem uma letra bem fofa e quem assistia assiduamente ao programa "Eliana na Fabrica Maluca" com certeza deve se lembrar bem dessa música que sempre tocava no começo. É composição de Fernando Melas 



🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉


🎉HISTORINHA🎉
Sr. Arthur Ventura é um empresário rico e super ocupado. viúvo, é pai de: Beatriz, Eduardo,Pedro Henrique, Ana Clara e Arturzinho. Estes cinco “pequenos” se encarregaram de fazer a vida de dezenas de babás impossível; Muito severo, Arthur, mantém os seus filhos sob uma disciplina rígida, quase militar e pra isso conta com a ajuda de governantas da escola alemã. Como as crianças expulsam todas as babás, sobra pra Eliana, ou melhor, pra "Lirixi Van Brava" o desafio de nova babá, ao chegar na mansão, Lirixi (Eliana) tem uma conexão imediata com Ana Clara e ajudará para que a pequenininha volte a falar. Os outros filhos, pelo contrário, procuram fazer a vida de Lirixi insuportável para que ela vá embora como as outras babás. A convivência com as crianças não é nada fácil. Mas depois, ela supera todos os desafios e obstáculos que as crianças lhe dão. Compartilha com eles a dor de ter perdido sua mãe, e com carinho, sorrisos e brincadeiras, os devolverá a alegria. ela não só conquista a confiança das crianças, como também acaba se envolvendo com os conflitos pessoais e familiares




Personagens:


Beatriz: tem 13 anos, é a filha mais velha do SR. Arthur, de todos os filhos, Beatriz é a que mais sente falta da mãe, por não aceitar ser criada por outra mulher, vive planejando formas de expulsar as inúmeras babás que seu pai insiste em contratar. Anda sempre com uma foto antiga da mãe, e faz de tudo para ficar igual á ela.
Eduardo: mais conhecido como Twister, é o rebelde da família, implicante, faz tudo para irritar o pai, desde usar percingi até andar com roupas extravagantes, o que o SR Arthur não percebe, é que essa é a maneira que o filho tem tem de chamar sua atenção.
Pedro Henrique: 9, anos, é o terceiro filho, e o CDF da casa, os irmãos o chamam de Einstein, vive bancando o sabe-tudo mas no fundo é frágil,sofre de asma,e é alérgico á qualquer coisa.
Ana Clara: a segunda menina é doce, meiga,adora dançar não importando o estilo, está sempre calçando sapatilhas e vestindo roupas de balé, após a morte da mãe, ela simplesmente parou de falar e passou á se comunicar através da dança, porém toda vez que é flagrada dançando outros ritmos que não o clássico,é recriminada pelo pai.
Arthur: é o caçula, sua mãe morreu ao lhe dar a luz e apesar de não ter consciência disso, parece guardar essa culpa, é muito carente, sensível e melancólico, super apegado á Beatriz, seu maior sonho é ter uma família feliz

Análise: 
A historinha é maravilhosa, porém é mal distribuída, é a primeira trama em que a Eliana não faz o papel dela mesma, repleta de atores convidados e tudo mais, apesar da trama é clichê é uma história bem elaborada, uma pena que a historinha serve apenas como um gancho para os videoclipes e é muito pouco explorada apesar de ter muito á oferecer, as crianças aceitam rápido a personagem de Eliana e como o tempo do DVD é muito curto, torna as coisas mais difíceis, não sobra espaço pra história.

2 comentários:

  1. Tenho este cd até hoje. Adorei ela ter regravado curumim ei ei. Gosto também do ritmo da música fábrica maluca. Pra mim um dos melhores cds de Eliana.

    ResponderExcluir
  2. A Xuxa copiou? Independente dos nomes iguais o da Xuxa era comemorativo e vinha com hits antigos dela emmnovas roupas então de repertório é cenários não foi semelhante não acho que ela copiou

    ResponderExcluir